JUSTIFICATIVA
Acreditamos ser viável o retorno da aplicação de inseticidas por intermédio do “Fumacê”, que elimina os mosquitos na fase adulta. A população pode colaborar para que o produto entre nas residências, com a abertura de portas e janelas. Também essa aplicação deverá ocorrer nos horários de maior incidência do aparecimento de mosquito, das 5 às 10 da manhã e das 16 às 22 horas,
Para reduzir a população do mosquito adulto, é feita a aplicação de inseticida através do "fumacê", que deve ser empregado apenas quando está ocorrendo epidemias. O "fumacê" não acaba com os criadouros e precisa ser sempre repetido, para matar os mosquitos que vão se formando. Por isso, é importante eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. A dengue está se expandindo rapidamente, e a grande preocupação é que nos próximos anos a transmissão aumente por todas as áreas tropicais do mundo se medidas eficientes não forem tomadas para a contenção das epidemias.
Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/Institucional/dengue/dengue.asp, acesso em 22/02/10.
Sendo assim, apresentamos o seguinte:
REQUERIMENTO Nº / 2010
REQUEIRO, ouvido o Plenário, seja oficiado ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando se digne S.Ex.ª, por especial atenção prestar informações a esta Casa de Leis, nos termos e prazo do art. 58, inc. XVIII, da Lei Orgânica do Município de Santos, sobre a
utilização do FUMACÊ que era utillizado para eliminar mosquitos, nos locais de maior incidência em Santos, conforme o incluso questionário:
1. Pela incidência do reaparecimento de mosquitos em nosso Município, porque foi suspenso o serviço de pulverização pelo método de “Fumacê”?
2.Existe alguma restrição pela Secretaria de Saúde para a utilização do Fumacê?
3.Haveria alguma alternativa eficaz para se eliminar mosquitos, além do “Fumacê”, devido a grave situação em que a Região Metropolitana da Baixada Santista se encontra?
Anexe-se justificativa.
Santos, 01 de fevereiro de 2010.
VALDIR NAHORA
VEREADOR - PSB