JUSTIFICATIVA
A captação de água de chuva ainda é pouco difundida no Brasil e é defendida por órgãos e entidades ligadas ao Meio Ambiente. A chuva é uma fonte de água doce valiosa e sua captação é de extrema importância, é um recurso finito e vulnerável e necessitam ser gerenciados de forma mais efetiva no presente e no futuro para garantir a vida e os ecossistemas terrestres no planeta terra.
Em alguns municípios do Estado de São Paulo, a captação de água de chuva em sistemas de cisternas já é uma realidade, dando um destino ecológico e econômico para um dos recursos naturais mais precioso do planeta.
O uso de água para fins não potáveis em estabelecimentos comercias como escolas, prédios públicos e mesmo em indústrias - onde pode ser utilizada no processo produtivo - pode responder por mais de 50% do consumo. A utilização para limpeza de vias públicas, após a realização de feiras livre, irrigação de jardins, lavagem de pátios em próprios públicos tais como em escolas seria de vital importância para preservação de recursos naturais e uma economia aos cofres públicos.
INDICAÇÃO Nº / 2010
INDICO, ao Sr. Prefeito Municipal, a necessidade de estudos e providências, junto ao setor competente, visando a construção de Cisternas nos Prédios Públicos e em novas edificações no Município de Santos para captação e reuso de água de chuva.
Anexe justificativa.
Santos, 26 de abril de 2010.
VALDIR NAHORA
VEREADOR