segunda-feira, 14 de junho de 2010

Brasília 50 anos

Idealizada e desejada desde o século 19, Brasília levou apenas 3 anos e meio para ser construída. Se o então presidente da República e seu fundador, Juscelino Kubitschek de Oliveira, encarou a empreitada com empenho e como um desafio a ser superado, o urbanista Lúcio Costa emprestou sua simplicidade ao plano urbanístico e Oscar Niemeyer conferiu plasticidade à capital com seus edifícios arrojados.

Brasília é a capital da República Federativa do Brasil, localizada no território do Distrito Federal. Este ano completou 50 anos de sua fundação. Também conhecida como "Capital da Esperança", título dado pelo escritor francês André Malraux, foi em 21 de abril de 1960 que o então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira fez de Brasília a terceira capital do Brasil.

Brasília é uma cidade totalmente construída com idéias modernistas. O valor do seu plano urbanístico e de seus monumentos faz com que Brasília seja um marco mundial da arquitetura e urbanismo modernos. Assim, a Capital do Brasil foi o primeiro núcleo urbano, construído no século XX, considerado digno de ser incluído na lista de bens de valor universal, recebendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, pela UNESCO.

Várias personalidades que vieram morar em Brasília, tais como Renato Russo, que também completaria 50 anos em março deste ano, sempre consideraram a Capital Federal como uma cidade importantíssima em suas trajetórias artísticas, onde este em especial citado, sempre será um ídolo de milhões de pessoas, que até hoje, mesmo depois de anos de sua morte (1996), engrandecem sua música e colocam em destaque seus artistas, seus políticos e suas personalidades, deixando orgulhosos Candangos e Brasilienses.

Santos, 26 de abril de 2010.




VALDIR NAHORA
Vereador - PSB